segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tomografia computadorizada helicoidal

Tomografia computadorizada helicoidal



A tomografia computadorizada helicoidal permite realização da imagem e injeção do meio de contraste simultaneamente, de modo que as imagens possam ser adquiridas durante fases específicas do realce pelo meio de contraste.

É um avanço técnico que permite imagens mais rápidas e precisas do que a tomografia computadorizada padrão. Suas aplicações clínicas incluem todas as aplicações da tomografia computadorizada convencional no tórax, abdome e sistema músculo-esquelético, além de uma variedade de novas aplicações como angiotomografia e imagem tridimensional. A tomografia computadorizada helicoidal é o estudo de escolha na avaliação de patologias pulmonares, tem numerosas aplicações no fígado, pâncreas, rins e outros órgãos abdominais e é de grande valor na avaliação do trauma.

Esta foi uma mudança estratégica introduzida em 1990. Na tomografia convencional, cada corte é adquirido separadamente e a mesa move o paciente através “gantry” em incremento entre os cortes. Enquanto que na TC helicoidal, o paciente é movido através do “gantry” continuamente, enquanto o exame também é realizado ininterruptamente, então o feixe de raios X atravessa o paciente formando uma hélice. Depois de toda a região anatômica ser examinada, os dados podem ser reconstruídos em cortes individuais. A aquisição de um “conjunto de dados de volume” do volume anatômico examinado permite excelentes reconstruções de imagem bi e tridimensionais.

A TC helicoidal fornece um estudo simples, rápido e menos invasivo para o paciente. Os tempos de exames estão entre 40 e 80 segundos, com o paciente no aparelho por no máximo 5 a 10 minutos. Isto reduz o tempo necessário de colaboração do paciente pela metade. A habilidade de adquirir um conjunto de dados durante uma única respiração, tem significado numa variedade de aplicações no tórax, pulmão e fígado. Os conjuntos de dados numa única respiração eliminam os problemas como movimentação durante ou entre os cortes, que poderia levar à perda de lesões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seus comentários e sugestões: