segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Crânio - Lateral


Crânio - Lateral

Fatores Técnicos:

Filme = 24 x 30, em sentido transversal

Faixa de kV = 60 a 70

Faixa de mAs = 10 a 20

Raio Central = Alinhar o RC de modo que fique perpendicular ao filme; Centralizar o RC 5cm acima do MAE (Meato Acústico Interno); Centralizar filme em relação ao RC; DFoFi = 1m.

Posicionamento = Colocar a cabeça na posição em perfil verdadeiro, com o lado de interesse próximo ao filme e o corpo do paciente em uma posição oblíqua o suficiente para o conforto do paciente; Alinhar o plano médio sagital de modo que fique paralelo ao filme, assegurando-se de que não ocorreu rotação ou inclinação; Alinhar a linha interpupilar de modo que fique perpendicular ao filme, assegurando-se de que não ocorreu inclinação da cabeça.

Estruturas Visualizadas = As metades cranianas estão superpostas e observam-se os detalhes superiores da metade do crânio que está mais próxima do filme, com a visualização de toda a sela turca, inclusive os processos clinóides anteriores e posteriores, a sela turca e o clivo aparecem em perfil.

Patologia Demonstrada = Visualização das fraturas de crânio, dos processos neoplásicos e da doença de Paget. O exame radiológico de rotina geral habitual de crânio inclui as incidências em perfil direito e esquerdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seus comentários e sugestões: